terça-feira, 15 de junho de 2010

Esquadrão Classe A (2010)

Esquadrão Classe A (The A-Team)

Elenco: Liam Neeson, Bradley Cooper, Quinton "Rampage" Jackson, Jessica Biel, Sharlto Copley, David Richmond-Peck.

Direção: Joe Carnahan
Gênero: Aventura
Duração: --- min.
Distribuidora: Fox Film
Estreia: 11 de Junho de 2010

Sinopse: Em 2003, uma unidade operacional de elite foi condenada pela corte militar por um crime que não cometeu. Mas estes homens escaparam rapidamente da prisão de segurança máxima e passaram a viver clandestinamente no submundo de Los Angeles. Hoje, ainda procurados pelo governo, sobrevivem como mercenários. Se você tem um problema e ninguém mais pode ajudar, e se conseguir encontrá-los, talvez você possa contratar o Esquadrão Classe A.

Esquadrão Classe A


Esquadrão Classe A é a adaptação para o cinema do seriado homônimo da década de 80.

Pensado para concorrer na temporada de arrasaquarteirões norteamericana, a Twentieth Century Fox (produtora e distribuidora) optou pelo velho e enfadonho esquema do “quanto mais, melhor” - decisão declarada inclusive no material de imprensa disponibilizado pela distribuidora. Ou seja, para ganhar o público do verão, resolveram por aumentar (e muito) as sequências de ação em relação ao seriado e investir pesado no som, que beira o ensurdecedor e não dá respiro em um momento sequer da película.

Para a direção foi escalado Joe Carnahan (Narc) e um dos produtores foi Ridley Scott, outro fanático por filmes de guerra e cenas de tiro. Já dá para perceber o que vem por aí, não?!

No seriado, um grupo de quatro soldados veteranos do Vietnã é sentenciado injustamente por um crime. Foragidos e constantemente perseguidos, passam a viver no submundo como mercenários, enquanto tentam descobrir os verdadeiros responsáveis pelo crime, para então provar sua inocência.

No filme, o Vietnã é trocado pelo Iraque e o restante da base da história é mantida. O problema é que a história propriamente dita termina aí. Segue-se uma sucessão de sequências de ação, na terra e no ar, com muitos tiros, efeitos visuais e especiais e muito barulho.

O elenco, que deveria funcionar mais como grupo, funciona individualmente, com Bradley Cooper (Se Beber, Não Case) quase sempre sem camisa e sempre ressaltado pela câmera, obviamente por ser o mais galã e por ser o ator mais “na moda”. Ele é Cara-de-Pau, um dos quatro ex-soldados foragidos.

Completando o quarteto estão Liam Neeson (Fúria de Titãs) como Hannibal Smith (aqui empossando apenas uma vez o charuto que sempre acompanhava o personagem no seriado), Sharlto Copley (Distrito 9) como o maluco – literalmente – John Murdock e Quinton Jackson como o grandalhão B.A. Baracus, que é quase como o seu semi-xará (o Obama, sabe?!), que promete ação, mas é um ser inexpressivo até os últimos minutos, quando de repente se assume como mercenário e pronto, acabou o filme – pelo menos para ele.

O elenco principal conta ainda com Jessica Biel – a capitã Clarissa Sosa, ex-apaixonada por Cara-de-Pau e que agora perseguirá o esquadrão – e Patrick Wilson – o agente da CIA Lynch, que só saberemos se é contra ou a favor dos fora-da-lei mais à frente do filme.

Nada muito novo no gênero, algumas sequências engraçadinhas, outras nem tanto, uma cena hilária da sessão de cinema 3D num hospício e uma incrível sequência de ação e efeitos visuais em meio a centenas de contêineres enormes contabilizam um saldo positivo para quem só quer passar o tempo e em saldo negativo para quem procura conteúdo e/ou sossego nos cinemas.

E então? Vai encarar?

Nota:
Crítica por: Fred Burle (Fred Burle no Cinema)




Nenhum comentário: