terça-feira, 24 de julho de 2012

"Massacre no Colorado EUA"



Novamente a estréia do filme de Batman e O Cavaleiro das Trevas trás consigo maus preságios para o mundo real.

Durante a sessão de meia-noite de “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge” em um cinema em Aurora, uma cidade localizada no estado americano do Colorado, EUA, aconteceu um massacre. De acordo com a, CNN um homem armado abriu fogo e matou 12 pessoas (inicialmente, foi divulgado que tinham sido 14). Mais de 50 foram feridas.
O atirador usava uma máscara de gás (similar a usada pelo vilão Bane do filme) e abriu fogo dentro de um cinema em shopping no subúrbio de Aurora, durante a sessão da meia-noite. Em seguida, ele teria detonado uma bomba que produziu gás lacrimogêneo ou fumaça.
Segundo a AFP, um suspeito foi detido. Ele carregava um rifle, uma pistola e pelo menos mais uma arma. Seu nome é James Holmes, de 24 anos, morador da própria cidade. Citando o FBI (polícia federal dos EUA), a CNN local afirmou que Holmes não tinha vínculos com células terroristas.
A Sky News entrevistou uma testemunha que disse que o suspeito usava uma jaqueta preta, uma armadura corporal e começou a espalhar bombas de gás lacrimogêneo antes de começar a atirar para o público, que incluiu crianças. Outra testemunha disse que o público no Teatro Century Aurorapensou que os tiros eram parte do filme“.
Algumas pessoas disseram aos repórteres locais que o atirador foi para frente da tela e começou a atirar. A CNN citou uma testemunha dizendo que havia visto um “homem subindo vagarosamente as escadas e atirando, escolhendo pessoas aleatórias“.
O hospital da Universidade do Colorado recebeu 50 pessoas com ferimentos leves, informou o porta-voz do hospital Jackie Montgomery à CNN. O número de feridos ainda não é definitivo e pode aumentar. É possível que entre as vítimas haja crianças.
 “Em respeito às vítimas e suas famílias, a Warner Bros Pictures não estará relatando os números de bilheteria de ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge’ durante todo o fim de semana. Números de bilheterias serão lançados na segunda-feira (23)”, declarou a distribuidora em comunicado oficial.
 Tanto a SONY como a DISNEY também não divulgaram dados sobre a bilheteria.
O suspeito do massacre do cinema no Colorado (EUA) está sendo mantido em solitária.
 
James Holmes, suspeito de ser o autor do massacre cometido em um cinema de Aurora, no Colorado (EUA), está sendo mantido em uma solitária "para sua própria proteção", informou o departamento de polícia do condado de Arapahoe. Holmes terá sua primeira aparição perante um tribunal federal já na próxima segunda-feira (23).
A polícia achou explosivos, material incendiário, líquidos inflamáveis e outros elementos dentro do apartamento que Holmes ocupava desde maio de 2011, por isso os agentes consideraram que Holmes atuou de maneira "calculada e deliberada". 
Na madrugada de sexta-feira (20), Holmes entrou numa sala onde estava sendo exibido o filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" e disparou contra a plateia, matando 12 pessoas. Os disparos efetuados atravessaram as paredes e atingiram pessoas na sala ao lado. A polícia chegou em 90 segundos e pouco depois havia 200 agentes no local.  
A aguardada estreia do último filme do super-herói levou muitos fãs - principalmente adolescentes e jovens adultos - a irem à sala fantasiados, o que teria permitido ao agressor entrar despercebido com as armas e a máscara anti-gás. Holmes disparou com um fuzil AR-15, uma escopeta Remington e uma pistola automática Glock.  
Entre as 12 vítimas fatais de Holmes estão Veronica Moser, de apenas 6 anos, o soldado Matt McQuinn, 27, que morreu tentando proteger a namorada, a candidata a comentarista esportiva Jessica Ghawi e o barman Alex Sullivan, que comemorava seu 27º aniversário. (Com agências internacionais)



  Trinta granadas e dez galões de gasolina são achados em apartamento de atirador nos EUA

A polícia norte-americana encontrou no apartamento do atirador James Holmes mais de 30 granadas caseiras, além de dez galões de gasolina. A informação foi passada à "CNN" por um oficial que não teve o nome divulgado. Holmes atirou na última sexta-feira (20) contra a plateia que assistia ao último filme do "Batman", na cidade de Aurora (EUA), matando 12 pessoas.
O material foi colocado no local estrategicamente para prejudicar ou, eventualmente, matar aqueles que tentassem entrar na residência. "Imagine a bola de fogo. Você teria uma explosão que iria derrubar a parede do apartamento", disse o oficial. "A chama teria consumido todo o terceiro andar."
As granadas foram conectadas a uma caixa de controle na cozinha, que os técnicos do esquadrão de bombas dos Estados Unidos desativaram com a ajuda de um robô de controle remoto, que esguichou água nos artefatos.
Um dos membros do esquadrão chegou a dizer que o explosivo parecia com os usados no Iraque e no Afeganistão, mas raramente nos Estados Unidos. A caixa de controle foi enviada para Quantico, na Virgínia (EUA), para análise forense no laboratório do FBI.
Mas a configuração parece ter sido "manipulada" para que o artefato fosse explodido, de acordo com o oficial. A "análise pós-explosão" irá determinar se ele teria funcionado.
Já a gasolina foi repartida em recipientes de vidro e latas de gás para "aumentar o efeito térmico da explosão", disse o oficial.
No fim de semana, o chefe da Polícia de Aurora, Daniel Oates, disse aos repórteres que havia "indícios de algum cálculo e deliberação" no ataque.
Holmes recebeu entregas ao longo dos últimos quatro meses em sua casa e no endereço de trabalho, o que começa a explicar como ele pode ter obtido alguns dos materiais utilizados no ataque e os encontrados em seu apartamento, segundo informou Oates. "Holmes comprou munição para armas pela internet, e todas as armas e munição foram compradas de forma legal nos últimos meses".
A Escola de Medicina da Universidade do Colorado, onde Holmes se inscreveu para o programa de doutorado em neurociência e que abandonou antes de concluir, vai investigar se ele recebeu algum dos artefatos usados no atentado enquanto trabalhava como assistente de pesquisa no campus.

Audiência 

Holmes compareceu diante da justiça na segunda-feira (23) e teve seu indiciamento marcado para o próximo dia 30. O jovem apareceu pela primeira vez em público ainda com os cabelos tingidos de laranja e permaneceu de cabeça baixa enquanto o juiz lia para ele os documentos judiciais.

Vestindo um macacão de preso de cor marrom, ele tinha uma fisionomia perdida e entristecida, pendendo a cabeça lentamente da direita para a esquerda. Em uma audiência que durou menos de 10 minutos, o juiz informou o suspeito de seus direitos.

Ele é acusado de ter matado 12 pessoas e de ter ferido 58 no cinema "Century 16" de Aurora, subúrbio de Denver, durante a concorrida estreia à meia-noite do filme "O Cavaleiro das Trevas ressurge", último
 episódio da trilogia Batman.

Holmes foi preso sem opor resistência no estacionamento do cinema, acusado de ter disparado contra o público que assistia à estreia do filme. Depois de sua detenção, o suspeito foi colocado em isolamento para a sua própria proteção, indicou a polícia.CENTENNIAL, Estados Unidos, 23 Jul (Reuters) - O homem acusado de matar 12 pessoas na madrugada de sexta-feira passada num cinema do Colorado compareceu na segunda-feira à primeira audiência do seu processo. Ele tinha os cabelos tingidos de laranja e vermelho, e permaneceu em silêncio, com olhar sonolento e desinteressado.


James Eagan Holmes, 24, que foi detido imediatamente após o massacre, estava algemado pelos punhos e tornozelos. Ele olhava sempre para frente e ocasionalmente pisava com força, como que tentando afastar o sono.

Cerca de 40 parentes de vítimas se sentaram à esquerda da galeria. Um familiar que ficou na primeira fila encarou Holmes o tempo todo.

Quando o juiz William Sylvester fez uma pergunta a Holmes, o acusado permaneceu com o olhar perdido, e um advogado respondeu em seu nome.

Holmes, segundo a polícia, entrou na pré-estreia do filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge", num shopping de Aurora (Colorado), usando máscara antigás e colete à prova de balas. Ele acionou uma cápsula de gás na sala e, munido de três armas, começou a atirar indiscriminadamente, matando 12 espectadores - inclusive uma menina de 6 anos - e ferindo outros 58, alguns com gravidade.

O ex-aluno de neurociências também montou armadilhas explosivas no seu apartamento, e a polícia diz que ele poderia ter destruído o prédio de três andares onde vivia. Uma detonação controlada foi feita pelas autoridades no fim de semana.

A polícia diz que ainda investiga a motivação do crime, que surpreendeu colegas e conhecidos. Eles descrevem o californiano Holmes como um rapaz pacato e inteligente.

O juiz marcou uma nova audiência para a próxima segunda-feira, quando acusações formais devem ser apresentadas.

A promotora Carol Chambers pode solicitar a pena de morte para o acusado, mas disse que antes vai consultar sobreviventes e parentes das vítimas fatais. O Colorado tem atualmente três réus no corredor da morte, e dois deles foram condenados em processos nos quais Chambers foi a promotora.

A chacina do cinema reúne todos os elementos previstos pela lei do Colorado para a pena de morte, inclusive a premeditação, a existência de várias vítimas e a morte de uma criança, segundo o ex-procurador Craig Silverman. "Se James Holmes não for executado, o Colorado pode muito bem jogar fora sua lei da pena de morte."



David Sanchez, cujo genro foi morto no incidente, disse que a pena de morte "seria justiça". A filha dele, Katie Medely, que está grávida de nove meses, sobreviveu.

Não ficou claro se algum parente de Holmes foi à audiência, mas uma advogada da Califórnia contratada pela família, Lisa Damiani, deveria fazer sua primeira declaração formal sobre o caso ainda na segunda-feira.

A polícia disse que todas as armas usadas no massacre foram adquiridas de forma legal. Holmes está em uma cela solitária para não ser agredido por outros presos. Recentemente, o acusado deixou o doutorado em neurociências da Escola de Medicina Anschutz, na Universidade do Colorado, que fica a poucos quarteirões do seu apartamento.


Nenhum comentário: